PERGUNTAS FREQUENTES

VOCÊ POSSUI UM PADRÃO DE PREÇOS DEFINIDO PARA OS SEUS SERVIÇOS?

Cobro por hora trabalhada baseada numa média que fiz de cada etapa durante todos os meus anos de trabalho.
Cada projeto é único, demanda vários processos e exige um trabalho e um tempo diferente pois também depende da aprovação do cliente para que possamos seguir com as etapas.
Um projeto de arquitetura é sempre personalizado e se trata principalmente de processos criativos, por isso o valor varia de projeto pra projeto.

QUAL É O SEU PROCEDIMENTO NORMAL AO TRABALHAR COM UM CLIENTE NOVO?

Geralmente o primeiro encontro é para conhecer as expectativas do cliente em relação ao projeto, é aqui que ele vai expor o que vai querer, por exemplo: se for construir o cliente dirá o que ele quer, se for uma casa vai expor quais ambientes pensou para o terreno, se precisará demolir algo já construído, quantos ambientes, como pensou na funcionalidade dos ambientes, entre outras informações; se for um projeto de interiores o cliente vai dizer se vai querer trocar piso, revestimento, demolir/construir algo, marcenaria, detalhamento, iluminação entre outros.

Nesse primeiro encontro é interessante que o cliente leve o máximo de informações sobre o local a ser projetado, tal como tamanho (m²), plantas, fotos e o que julgar importante, inclusive fotos de inspirações para juntarmos ao briefing e termos conhecimento de estilo que mais se encaixa ao gosto do cliente.

O ideal é que essa etapa seja presencial, mas também é possível fazê-la virtualmente em alguns casos.

Depois desse primeiro encontro eu faço uma proposta e marco outra reunião com o cliente para que eu possa apresentá-la. O cliente aprovando eu envio a minuta do contrato para avaliação e marco uma visita no local para fazer o levantamento do ambiente (tirar todas as medidas) e assinatura do contrato.

A partir daí o projeto começa a ser feito. Cada etapa é seguida apenas com a aprovação da etapa anterior pelo cliente.

QUE FORMAÇÃO EDUCACIONAL E/OU QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS VOCÊ POSSUI EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO?

Sou graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC - GOIÁS (2013) e pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Estácio de Sá (2017). 
Atuo como arquiteta desde a conclusão da graduação, já trabalhei em parceria com alguns escritórios de arquitetura e hoje trabalho e forma autônoma.
Estou sempre fazendo cursos para me atualizar em novidades da área.

COMO VOCÊ ESCOLHEU SUA PROFISSÃO?

Arquitetura sempre foi uma paixão desde muito nova mas nunca esteve nos meus planos de adolescente fazer o curso. Cheguei a cursar alguns semestres de direito e quando me vi frustrada percebi que estava errada na minha escolha. Foi aí que percebi que o que me faria feliz era realizar os sonhos das pessoas em ter ambientes planejados da maneira que mais se adéqua a sua realidade de forma personalizada e desde então venho seguindo nesse caminho.

COM QUE TIPOS DE CLIENTES VOCÊ JÁ TRABALHOU?

A maior parte são pessoas que buscam um lar bem planejado de acordo com seu sonho. Mas já fiz projetos para escritórios, lojas, comércios, entre outros.

QUE CONSELHO VOCÊ DARIA A UM CLIENTE QUE ESTÁ EM BUSCA DE UM PROFISSIONAL EM SEU RAMO DE ATIVIDADE?

Só aprove um projeto se estiver satisfeito. Jamais tenha vergonha de dizer que não gostou e que gostaria de outra proposta. Faça isso em todas as etapas do projeto quantas vezes for necessário.
A sinceridade é extremamente importante pois isso garantirá que o ambiente em questão fique exatamente como o cliente quer, deixando-o satisfeito.
Se o cliente não tem coragem de dizer a verdade, seja por vergonha, seja por pressa ou porque não quer "dar trabalho", tanto o cliente quanto o profissional saem prejudicados, um por não ter um ambiente da forma como sempre sonhou e o outro por achar que fez um bom serviço e na verdade jamais terá boas referências daquele projeto.

EM QUE PERGUNTAS OS CLIENTES DEVEM PENSAR ANTES DE FALAR COM PROFISSIONAIS SOBRE OS PROJETOS DELES?

Como cada projeto é único não há perguntas prontas para se fazer ao arquiteto. Mas é importante que o cliente tenha em mente o que ele precisa, anote todas as suas dúvidas e não tenha vergonha de perguntar nada para o profissional. Algo importante a ser lembrado é que o profissional fará sempre o possível para o melhor aproveitamento dos espaços.

 

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